10 razões para te juntares agora à caravana, porque fogo e água e alguns artigos que te aconselhamos a ler 🙂
Descobre mais informação sobre como vamos, por onde vamos e porque é que vamos AQUI.
10 razões para te juntares agora à Caravana pela Justiça Climática
1. Conhecer em primeira mão os impactos atuais das alterações climáticas em Portugal.
Sabes que há alterações climáticas, mas conheces os seus impactos reais e atuais em Portugal? Vem compreender o estado de desertificação do país, em particular na zona centro, desde incêndios à seca e falta de água, com os desafios da degradação ambiental e social do território. Vem também conhecer as práticas e as indústrias que aceleram estes processos – as celuloses que favorecem incêndios, a agricultura intensiva que favorece seca, entre outras!
2. Construir um movimento popular.
Vem dialogar e criar pontes com e entre as comunidades mais afetadas pela crise climática. Em cada uma das 15 paragens vamos contar com espaços de diálogo e cooperação para construirmos pontes e plantar sementes que durem para além destas 2 semanas. Contaremos com cirandas, debates e formações para compreendermos as raízes sistémicas da crise climática. Vem construir um movimento em Portugal que enfrente o sistema e a destruição, construindo história com as suas próprias mãos.
3. Denunciar os responsáveis por esta crise.
Ao longo do caminho vamos conhecer e denunciar várias das principais infraestruturas responsáveis pela crise climática e ambiental em Portugal – fábricas de papel, cimenteiras, centrais a gás, barragens e projetos de mais destruição. Queremos ainda analisar e denunciar a irresponsabilidade, a impunidade, a manipulação e a ganância da maneira de produzir dentro do sistema capitalista, responsável pela degradação dos ciclos ecológicos que sustentam a vida e que são sustentados por ela.
4. Mapear soluções existentes e participar na criação colectiva de novos caminhos.
Que transição justa – para trabalhadores, comunidade local e sociedade – pode ocorrer nas infraestruturas assinaladas ao longo do percurso? De que formas vamos travar a crise climática e mudar o rumo da história?
Durante estas 2 semanas vamos desafiar-nos a procurar respostas. O conhecimento que temos hoje sobre as causas da crise climática chega para avançarmos para uma nova visão do mundo alavancada por um optimismo realista alicerçado na solidariedade, no conhecimento, na informação, na justiça e nas práticas que nos permitirão avaliar e implementar as soluções que já existem e encontrar outras, novas e melhores soluções.
5. Participar na planificação e organização da caravana.
Sabias que a planificação e organização da caravana é um processo colectivo entre mais de 30 organizações e de todas as participantes? Tens ideias do que podemos fazer durante a caravana? Queres juntar-te a um dos grupos de trabalho? Inscreve-te já para poderes ter uma voz e contribuíres para a organização e construção desta caravana.
6. Facilitar o trabalho da equipa logística a preparar tudo! 😉
Preencher o formulário nos próximos 10 minutos em vez de daqui a uma semana terá um grande impacto para a equipa que está a organizar a logística! Ajuda-nos a ter o máximo de informação o mais antecipadamente possível, para que possamos garantir melhores condições para todas e a preparar estas 2 semanas.
7. Não perder a oportunidade de participares ativamente nesta transformação social e histórica.
Sabemos que tens a tua vida e as tuas responsabilidades. Compreendemos que parar 2 semanas para te juntares a uma caravana pode parecer de loucos. O problema é que a realidade atual é de loucos. A vida comum de milhares de pessoas está a ser parada devido à crise climática. A tua se não está, estará em breve. É urgente mudar o rumo da história. Precisamos romper com o hábito, criar espaços de convergência, caminhar lado a lado. A caravana pela Justiça climática é um momento e espaço para a transformação social e histórica que ajuda a mudar o rumo da sociedade. Precisamos que te juntes a nós para tornar isto possível.
8. Conhecer, conviver e criar camaradagem com muitas outras pessoas que, tal como tu, querem lutar por justiça climática.
Contaremos com vários momentos de convívio e animação! Vem conhecer outras pessoas que, tal como tu, estão inquietas. Vem falar com pessoas que querem enfrentar a realidade de frente e lutar por uma sociedade mais digna. Quer venhas por tua conta, com amigos, familiares ou animais felpudos, encontrarás muitas outras pessoas que, tal como tu, querem lutar pelo futuro e pela justiça climática.
9. Lutar por uma transição para 100% de energias renováveis já e justa – o plano antiguerra que precisamos urgentemente.
Desmantelar a indústria fóssil significa lutar pela paz e pelo fim da violência provocada pelos inúmeros conflitos armados, dando lugar a uma sociedade justa que ponha a vida no centro e que consiga salvaguardar o planeta. A crise climática não é um assunto ambiental. É um assunto sobre como as sociedades e as economias estão organizadas neste momento a nível global. A ação pela justiça climática é indissociável das crises sociais e políticas que vamos passar.
10. Participar nos desafios que estamos a preparar!
Quais? Inscreve-te e descobres 😉