Relatos do que aconteceu a cada dia, escritos por quem lá está.


Junta-te a nós: este é o momento! Faz a mala e aparece.
Descobre aqui onde vamos estar nos próximos dias.
Junta-te dia 16 à Marcha pela Justiça Climática em Lisboa.


Hoje o dia começou na Escola D. Duarte em Coimbra. Tivemos de partir rápido, pois é um dia de aulas. Fomos até ao parque verde tomar o pequeno-almoço, despedimo-nos de alguns membros e preparamo-nos para iniciar a nossa jornada até ao interior do país. Fizemos um jogo para animar o espírito e a circulação do sangue e seguimos.
Ao iniciar o trajeto para o interior aproveitamos para consolidar a nossa relação de grupo que vamos estar longo tempo em caminho e já sentimos o carinho das populações interiores, mais isoladas e disponíveis para dizer um olá e ouvir um pouco sobre o porquê de estarmos nesta longa marcha.

O almoço foi cerca da reserva biológica da Milvoz, onde também uma família local ajudou nos com água. A reserva em si, de facto, é uma bom exemplo de um projeto que se houver força de vontade e capacidade de querer fazer mudança isto se pode realizar de diversas formas. Neste caso, a Milvoz está a recuperar uma zona rodeada de eucaliptal e replantando com floresta autóctone e mais resiliente. A diferença entre esta reserva e o seu redor era clara.

Vê a entrevista feita a Manuel Malva sobre a Bio Reserva Milvoz AQUI e algumas conversas em directo enquanto a caravana esteve na bio reserva AQUI.

Transmissão da PTrevolutionTV

Pela tarde partimos em direção a Podentes. Tivemos a companhia temporária de um membro honorário – um cãotivista que alegrou o grupo e deu nos força. Seguimos por pequenas estradas e até trilhos que deu para apreciar a natureza quando esta não estava ocupada pela monocultura eucaliptal.
À chegada a Podentes um senhor mostrou se logo disponível para nos mostrar a sua quinta e trouxemos de lá alguns itens bons para o jantar. Uma senhora idosa veio connosco tirar uma foto à entrada de Podentes e mostrando-se disponível para qualquer ajuda. De facto, sentimos o apoio das pessoas que estão recetivas ao ver-nos fazer um projeto destes. Tal que, após o nosso quente jantar ótimo realizado pela nossos membros de cozinha, a presidente da junta de freguesia de Podentes, quis estar presente para nós cumprimentar e receber na sua terra.

Hoje o dia foi mais calmo, a nível de eventos, com o intuito de também conseguirmos recargar energias e manter-mo-nos focados no nosso propósito. À noite, convivemos, crescemos, motivámos a união para partir-mos fortes em direção à Ferraria de S. João

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *