Relatos do que aconteceu, contado por quem lá estava. Descobre as histórias, (re)vê as cirandas...
Caravana pela Justiça Climática
Entre 2 a 16 de Abril fomos mais de 120 pessoas a participar na Caravana pela Justiça Climática!
Ao todo foram percorridos 400 km em Portugal, a pé e de comboio. Atravessamos as localidades na zona centro mais afetadas pela desertificação – desde incêndios à seca e falta de água -, criando pontes com quem lá vive.
Assinalamos as práticas e as indústrias que aceleram estes processos – as celuloses que favorecem incêndios, a agricultura intensiva que favorece seca, entre outras!
Assinalamos algumas das principais responsáveis pela crise climática: a Navigator, a Celbi, a Caima e Celtejo da Altri Group, a CIMPOR, o Travessão do pego e diversas barragens, a Central termoelétrica da EDP, a Central de Ciclo Combinada no Pego da TrustEnergy.
Somos muitas pessoas e colectivos que, como tu, queremos lutar pela justiça climática e travar os impactos que já estamos a sentir atualmente em Portugal.
Há muito para fazer neste ano marcado pela seca e que ameaça novas ondas de incêndios. Regressamos a casa mais unidas, fortes e preparadas para travar a crise climática e os responsáveis por esta tal como construir em conjunto uma sociedade que coloque a vida no centro.
Diário de Bordo
Relatos do que aconteceu, contado por quem lá esteve.
Novidades e informações
Ativistas e organizações de defesa do clima querem criar uma “rede” para mobilizar a população. A ideia é evitar, por exemplo, que tragédias como os fogos de 2017 se repitam. Ler mais aqui
CP apoia Justiça Climática.
A CP apoia as deslocações de comboio da Caravana pela justiça climática.
A Caravana pela Justiça Climática conta com 40 organizações subscritoras, incluindo movimentos pela justiça climática, de desenvolvimento local, de defesa do ambiente, justiça social, entre outras. Continue a ler aqui
Of Fire and Water: The Portuguese Climate Justice Caravan
From the contact with the populations and the walks through wooded areas, something becomes clear and notorious: the conditions for the repetition of catastrophic forest fires not only exist again, but have worsened. Continua a ler aqui
Defesa do ambiente. Caravana climática começou na Figueira da Foz
Da Figueira da Foz saiu uma caravana em nome da justiça climática.
Dezenas de organizações e participantes vão ….
Veja a notícia aqui